sábado, 18 de abril de 2009

San Sebastian

Esse post é especial e diferente dos outros, porque San Sebastian é a cidade mais gastronômica da espanha e por isso merece muito respeito! Para começar, a cidade tem o maior número de estrelas michelin por m2 do mundo e possui uma santíssima trindade gourmet composta pelo pai da nova cozinha "Vasca" moderna Juan Marí Arzak, Martín Berasategui e Pedro Subijana!!! Saindo um pouco do mundo das estrelas, você pode encontrar comida boa em qualquer esquina da cidade. Os San Sebastianos (homens) são criados desde de pequenos com a mão na massa, literalmente!! Todo assunto, evento, reportagem, notícia gira em torno da gastronomia...

Vou relatar minhas inesquecíveis experiências na cidade e recomendo absolutamente uma visita o mais rápido possível.

ARZAK - Você acredita que eles servem pedras preciosas?
Nem sei o que dizer... o atendimento é fantástico e super atencioso, na chegada dos pratos principais, a filha do Juan, Elena Arzak, acompanha e conversa com cada cliente mostrando sua simplicidade e simpatia. Agora vamos ao que interessa... a comida!!!!! Eu não tive coragem de pedir o menu degustação ($$$$), mas a "consultora" nos sugeriu pedir 1/2 entrada, 1/2 prato de peixe, 1/2 de carne e 1/2 sobremesa. Seguimos parcialmente a sugestão... Para começar foie gras com purê de maça e algum segredo... Divino... Depois codorninha com bolinhas de gelatina (pedras preciosas) com sabores dos mais variados e misteriosos. Peixe com folhinha de cobre e para fechar com chave de ouro... a sobremensa com efeitos especiais: Abacaxi com espumas de côco!
O melhor de tudo é que o preço é justo!! Juro, vale a pena!



Address: Av. Alcalde Elosegui, 273 - Donastia - San Sebastian

Phone: 943 278 465





Kursaal - Martín Berasategui
De frente para o rio principal da cidade, o atendimento eficiente mas pouco hospitalero. Na verdade esse não é o 3 estrelas dele.. O Kursaal é o faturou uma estrela michelin e que ainda está se estabelecendo.. é um novo investimento do Berasategui que está atirando para todos os lados.. A cozinha do restaurante do Guggenheim é assinada por ele também!
Achei o preço um pouco salgado pelo benefício mas a comida é bem característica do país vasco e com bastante criatividade. Esse arroz do pueblo com calamares surpreendeu!Address: Avda. de la Zurriola nº 1 20002-Donostia, Gipuzkoa
Phone: +34 943 003 162

http://www.restaurantekursaal.com/

Fora do mundo das estrelas, também deve provar os típicos pintxos e tapas de todo e qualquer bar, seguem os que provei e adorei:

Bar LaVinya

Calle 31 de agosto, 3 - Centro - Donastia - San Sebastian

Bar Egosari

Calle Fermin Calbetón, 15 - Centro - Donastian - San Sebastian

Ufa!!!! Acho que foi tudo..

Nenhum comentário: